- "Remuneração dos agentes públicos constitui informação de interesse coletivo ou geral."
Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do STF ao cassar uma liminar que impedia a publicação de forma individualizada das remunerações.

domingo, 5 de junho de 2011

SALÁRIOS BAIXOS - BOMBEIROS DO RIO PROTESTAM, SÃO PRESOS E PEDEM SOCORRO


Mesmo presos, bombeiros protestam e formam 'SOS' - Redação SRZD | Rio+ | 04/06/2011 12h29

Os mais de 600 bombeiros que foram presos no Rio e levados para São Gonçalo formaram um "SOS", protestando por melhores salários e condições de trabalho. Na noite desta sexta-feira, cerca de dois mil homens, até com mulheres e crianças, invadiram o Quartel Central na Praça da República, no Centro da cidade. O comandante do Batalhão de Choque foi ferido.

Depois que a Polícia Militar invadiu no início da manhã deste sábado, houve um intenso confronto entre alguns manifestantes que permaneceram durante a madrugada no quartel. Depois que os ânimos se acalmaram um pouco mais, os bombeiros que permaneceram foram presos, levados para a corregedoria, em Niterói. No entorno do Quartel Central, a tensão também foi grande, com correria e mais confrontos com a polícia.

O resultado foram dezenas de feridos e muitos passando mal por causa do gás lacrimogênio. Aos poucos, a polícia foi retirando todos os manifestantes do quartel. Os militares foram levados em 14 ônibus, que saíram em comboio do Batalhão de Choque. Antes, os bombeiros presos foram identificados e revistados. Das janelas dos ônibus, eles gritavam palavras de ordem e alguns exibiam a bandeira do Brasil.

Os manifestantes pedem aumento de salário. Eles querem R$ 2 mil por mês limpos. Atualmente, o salário não chega a R$ 1 mil.

Bombeiros informam que estão operando normalmente

Em nota divulgada neste sábado, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros esclareceu que "a rotina de atendimento à população está mantida. Postos de salvamentos dos Grupamentos Marítimos, assim como quartéis, unidades de atendimento de urgências e emergências (SAMU/GSE) e serviços de socorro (combate a incêndios, salvamentos e desabamentos, etc) estão operando normalmente. Os substitutos dos bombeiros detidos pela Polícia Militar já assumiram seus postos desde o inicio da manhã na troca normal de plantões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário