Interesses pessoais e corporativos alterando leis, desrespeito ao teto previsto, disparidades entre o maior e o menor salário, discriminação entre cargos assemelhados e discrepâncias no pagamento de salários, subsídios e vantagens discriminam os servidores públicos, afrontam princípios republicanos, estimulam desarmonia, criam divergências, alimentam conflitos e promovem privilégios a uma oligarquia no serviço público.
Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do STF ao cassar uma liminar que impedia a publicação de forma individualizada das remunerações.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
SENTIR ORGULHO
ZERO HORA 20 de julho de 2012 | N° 17136
DAVID COIMBRA
Escrevi sobre a demasia de se publicar os nomes e os salários dos funcionários públicos, e, de sexta passada para cá, todos os dias, venho recebendo manifestações de servidores que se queixam da forma como seu trabalho é visto pela população. “Depois da tua coluna, voltei a sentir orgulho do que faço”, escreveu-me uma juíza.
Essa frase foi reveladora: “Voltei a sentir orgulho do que faço”. As pessoas querem sentir orgulho do que fazem, porque o que elas fazem é parte delas. É claro que há muitas pessoas que fazem mal o seu trabalho, por vários motivos. Mas esses mesmos motivos as levarão a trabalhar mal na iniciativa privada, tanto quanto na pública. A ameaça de demissão, de punição ou a vigilância inclemente do chefe não são suficientes para transformar um trabalhador incompetente ou desinteressado em eficiente e motivado.
Todos os dias você depara com péssimos trabalhadores na iniciativa privada – péssimos garçons, péssimos atendentes de operadoras de celular, péssimos advogados, péssimos jornalistas, péssimas faxineiras, péssimos balconistas. Todos os dias você depara com ótimos trabalhadores na iniciativa privada – ótimos garçons, ótimos atendentes de operadoras, ótimos advogados, ótimos jornalistas, ótimas faxineiras, ótimos balconistas. O mesmo, exatamente o mesmo, ocorre no serviço público. Há bons e maus trabalhadores em toda parte, e isso depende mais do trabalhador do que da empresa.
Por que, então, o servidor público é achacado por parte da população?
Porque o brasileiro tem uma noção equivocada do Estado.
Para o brasileiro, o Estado é uma entidade da qual ele, brasileiro, não faz parte. É algo fora e acima dele. Quando se sente oprimido (às vezes com justiça) pelo Estado, o brasileiro não identifica como responsáveis pela opressão os legisladores ou os executivos que ele próprio escolheu. Não. Ele não é parte de tudo aquilo, ele é uma vítima indefesa, um explorado que, com sua pobreza, produz a fortuna de outros, “deles”, dos nababos donos das empresas que sugam os empregados ou dos privilegiados marajás do Estado. Assim, o brasileiro não sente amor nem por sua cidade, porque a cidade é o espaço PÚBLICO, e tudo que é público é do Estado, situa-se além, não tem a ver com ele e até é contra ele. Não é por outra razão que o brasileiro depreda por depredar – ele pensa estar agindo contra o Estado.
Nenhum cidadão precisa sentir amor pelo Estado, mas precisa compreender que ele, por ser cidadão, é parte do Estado. Nenhum cidadão precisa sentir amor pelo servidor público, mas precisa compreender que o servidor público, como qualquer outro trabalhador, é exatamente isso: um trabalhador. Ele está naquela função para prestar um serviço e, como a maioria das pessoas, tenta fazê-lo bem. Não porque alguém o obriga. Porque ele também quer sentir orgulho do que faz.
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